Mecânica Básica: Evite Prejuízos Financeiros com seu Carro

Você já ouviu falar de mecânica básica ou sabe da sua importância para cuidar bem do carro no dia a dia? Um automóvel que é dirigido de forma adequada e recebe a manutenção necessária é mais seguro e durável, além de ter melhor performance, o que diminui os riscos de perdas financeiras para o proprietário, seja em consertos ou na hora da revenda.

Os conhecimentos básicos de mecânica e a boa conservação do carro ainda impedem que você tenha prejuízos por trafegar com veículo em mau estado, o que é considerado infração grave e rende cinco pontos na carteira e multa de R$ 195,23.

Porque ter noções básicas de mecânica

No dia a dia, ter noções de mecânica permite reconhecer qualquer comportamento estranho do automóvel, o que pode indicar um problema e a necessidade de levar a uma oficina. Esse conhecimento também te ajuda a identificar um profissional capacitado, já que estará mais preparado para questionar e analisar as soluções propostas pelo mecânico.

Saber sobre mecânica básica é ainda uma carta na manga na hora de negociar um seminovo, pois ter um carro bem conservado valoriza a revenda. E quando é você o comprador do carro usado, pode avaliar melhor os automóveis e evitar a escolha de um que traga problemas e prejuízos futuros.

O que saber sobre mecânica básica do carro

Se você não conhece mecânica básica, mas quer entender melhor sobre o assunto, veja pontos que merecem sua atenção:

Pneus

Fundamental para a segurança do motorista, a conservação dos pneus deve ser prioridade. Com vida útil de 40 mil quilômetros, esses componentes devem ser trocados nessa marca mesmo que estejam em bom estado. Pneus carecas, com desgastes irregulares e bolhas precisam ser descartados. Vale lembrar também que o estepe e os pneus em uso devem estar sempre calibrados.

Reserva de combustível

Quem quer economizar rodando com o carro na reserva comete um grande erro que pode causar prejuízo de cerca de R$ 200, com a troca da bomba de combustível. A borra que a gasolina cria naturalmente no fundo do tanque suja a bomba quando é usada a reserva de combustível, o que encurta sua durabilidade.

Caixa de câmbio e embreagem

Pequenos maus hábitos na direção podem causar problemas no carro e levar a prejuízos, é o caso da mania de manter o carro engatado quando se está parado no sinal. O recomendado é que, quando parado, o veículo fique em ponto morto. Uma embreagem aguenta, em média, 80 mil quilômetros, mas tem sua durabilidade reduzida por esse mau costume.

O que você achou das nossas dicas sobre mecânica básica e como evitar perdas financeiras com seu carro? Nos conte nos comentários! E para mais dicas sobre como cuidar do seu automóvel, continue a acompanhar o blog Despachante.com.


Despachante.com - seu despachante online


setas

Tem alguma dúvida? Participe da Conversa.

Você também pode gostar de:

setas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *