Luz Acesa no Painel do Carro: O Que Significa?

Uma luz acesa no painel do carro de forma incomum não deve nunca ser ignorada. Há ícones luminosos bem conhecidos pelos motoristas, como o indicador do nível de combustível, outros, nem tanto. Mas todos são importantes e devem receber atenção.

Para te ajudar a saber reconhecer o que os sinais luminosos próximos ao seu volante significam, nós preparamos este artigo com a explicação sobre os ícones mais comuns das luzes no painel de controle do veículo. Confira!

Significado dos ícones luminosos no painel do carro

A quantidade de ícones luminosos no painel depende do tipo do seu carro. Mas algumas luzes são padrão. Abaixo nós listamos cinco delas e explicamos o que elas indicam.

1. Nível de combustível

A mais conhecida entre as luzes do painel automotivo informa como está o nível de abastecimento do tanque de combustível. É importante lembrar que quando essa luz indicar que o tanque está na reserva, deve-se abastecer o carro o quanto antes, pois andar na reserva pode causar problemas, como o acúmulo de sujeira na bomba de combustível, o que diminuindo a durabilidade da peça.

2. Injeção eletrônica

O sistema de injeção eletrônica é o responsável por alimentar o veículo com combustível e gerenciar o motor, por isso, quando sua luz acende ou pisca de forma anormal, é importante levar o automóvel ao mecânico para saber o que está acontecendo.

É comum que a luz da injeção eletrônica ligue quando a chave é rodada na ignição, pois nesse momento é feita a verificação do estado do sistema. Mas quando ela se mantém acesa por longo tempo ou fica piscando, pode indicar problemas como perda de potência do motor, oscilação da marcha lenta e aumento do consumo de combustível.

3. Pressão de óleo lubrificante

Esta luz indica que a pressão do óleo lubrificante do motor está abaixo do mínimo necessário. Ela também pode indicar superaquecimento do motor, problema que requer bastante atenção.

4. Pastilha de freio

Extremamente importante para a segurança do motorista, o sistema de freios pode dar sinal de problemas por meio da luz acesa no painel, que significa que a pastilha de freio está desgastada.

O indicado é que as pastilhas de freio sejam revisadas a cada 5 mil quilômetros e quando isso não é feito, se elas estiverem desgastadas, podem começar a danificar o disco de freio e seu conserto pode levar a uma grande despesa.

5. Airbag

Esta luz se acende quando há falhas no sistema de airbag, o que pode impedir que o acessório de segurança funcione como deve em caso de acidente.

Agora que você já sabe o significado de ter uma luz acesa no painel do seu carro de forma incomum, descubra também 5 sinais que dizem que está na hora de de trocar o kit de embreagem.


Despachante.com - seu despachante online


setas

Tem alguma dúvida? Participe da Conversa.

Você também pode gostar de:

setas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *